A Associa��o PODE vem desenvolvendo um trabalho de grande import�ncia para crian�as e adolescentes deficientes de Pesqueira e cidades circunvizinhas. A PODE surgiu com a proposta de dar um apoio psico-pedag�gico-terap�utico as pessoas com defici�ncia, na habilita��o, reabilita��o e assist�ncia as fam�lias, querendo integr�-los a sociedade, mostrando que s�o capazes de viver, contribuir e participar como cidad�os e n�o segregados e exclu�dos. � aqui que est� o grande desafio, reconhecer e acolher a todas as diferen�as, derrubando barreiras, vencendo preconceitos, buscando a protagoniza��o, inclus�o social e educa��o da pessoa com defici�ncia. A institui��o atende � diversos tipos de patologias, tais como: Les�o Cerebral, Hidrocefalia, Microcefalia, Distrofia Muscular, Mielomeningocele, S�ndrome de Down, S�ndrome de West, S�ndrome de Pierre Roubien, S�ndrome de Moebius, Autismo, Defici�ncia Intelectual, etc. � um servi�o realizado com amor e respeito, onde ressaltamos o ser humano e n�o sua defici�ncia, advindo da� uma atmosfera de muito carinho e calor humano sentidos por todos os que nos visitam. A fam�lia tamb�m est� muito integrada junto � equipe de trabalho, sua presen�a � de suma import�ncia para a reabilita��o e habilita��o de seus filhos, onde temos a certeza de que o melhor desempenho depende do apoio, ajuda e credibilidade que a fam�lia integrada ao nosso trabalho pode representar.

Em 2013, acasa Escola de Saúde Pe. Fausto Ferraz está atendendo 205 crianças e adolescentes oferecendo os seguintes servi�os:

ESTIMULA��O
ESSENCIAL

Para crian�as de 0 a 4 anos de idade com comprometimento neurol�gico (Les�o Cerebral). Trabalha-se a parte sensorial e motora prim�ria como o arrastar, engatinhar e andar.

MOBILIDADE

Para crian�as e adolescentes com maior comprometimento mental e f�sico, intensificando-se a estimula��o neurol�gica e fisioterap�utica para alcan�ar maior autonomia dos mesmos.

SENS�RIO
MOTOR 1

Para crian�as comprometidas mentalmente e com idade que varia de 2 e 4 anos. �, sobretudo, um trabalho educativo para a inclus�o dessas crian�as na escola regular.


SENS�RIO
MOTOR 2

Área de estimulação que atende crianças de 05 à 10 anos com diversas patologias, tendo o acompanhamento de uma psicopedagoga que busca desenvolver nas crianças habilidades para leitura, escrita e matemática, utilizando material didático pedagógico, desenvolvendo atividades que estimulam diante de quadros de muita dificuldade de aprendizagem.

ARTE
TERAPIA

Para adolescentes e jovens com maior autonomia, onde se trabalha pintura, desenhos, esporte, m�sica, recrea��o, bijuteria. Objetiva-se com esse trabalho dar-lhes maior autonomia e independ�ncia.

�REA
MULTIDISCIPLINAR

Composta de t�cnico-profissionais, como: Fisioterapeutas, Fonoaudi�loga, Psic�loga. S�o eles que realizam terapias, acompanhamento familiar e avalia��o terap�utica, projetando planos terap�uticos individuais e em grupo, objetivando maior independ�ncia por parte das crian�as, visando sua reabilita��o e autonomia, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida. A equipe multidisciplinar tamb�m faz encaminhamentos para especialistas quando necess�rio advindo da� parcerias importantes e necess�rias para o melhor atendimento e acesso �s consultas.

INFORM�TICA

Busca a intera��o das crian�as no mundo digital, fazendo com que conhe�am e participem da era virtual, tornando-os participativos e inclusos nos progressos educativos.


MUSICALIZA��O

Desenvolvida em todas as �reas, tenta-se despertar de maneira l�dica a constru��o do conhecimento musical, cujo principal objetivo � despertar e desenvolver o gosto pela m�sica, estimulando e contribuindo com a forma��o global do ser humano.

AUDIOLOGIA

Triagem auditiva neonatal é a denominação dada aos testes realizados em recém-nascidos com o intuito de detectar perdas auditivas e que popularmente é conhecido como “Teste da Orelhinha”.

    Os testes de triagem auditiva neonatal servem para reconhecer o mais precocemente possível estas perdas auditivas para uma melhor qualidade de vida. A Associação PODE realiza esses procedimentos em parceria com o SUS. Além do Teste da Orelhinha também são realizados audiometria tonal e vocal e Imitanciometria.

HIDROTERAPIA

Tratamento terap�utico e de reabilita��o, propiciando maior relaxamento e melhoria da postura, do equil�brio e estimulando a sensibilidade t�til e proprioceptiva.

RECREA��O
AQU�TICA

S�o atividades recreativas realizadas na piscina com trabalhos em grupo, estimulando o sentido do companheirismo, do respeito pelas limita��es do pr�ximo e evidenciando a import�ncia das parcerias e da ajuda m�tua.