A id�ia nasceu no ano de 2002 depois de uma pesquisa, s� em Pesqueira foram descobertos mais de 200 crian�as e adolescentes �Portadores de Necessidades Especiais�. Ou a gente finge que o problema n�o existe...! Ou a gente, seguindo o exemplo de Jesus, tenta uma solu��o confiando totalmente no Amor de Deus Pai e M�e. Foi (e �!) um grande desafio. Dom Dino Marchi� (Bispo ent�o de Pesqueira) aceitou e confiou ao Pe Bartolomeo Bergese e a ASEVI (A��o Social Esperan�a e Vida) averiguar a possibilidade de dar uma resposta a este problema.

Formou-se, portanto uma equipe que por um ano se reuniu estudando, aperfei�oando-se e conscientizando-se quanto �s necessidades das pessoas deficientes existentes na nossa diocese. Com palestras de especialistas e com visitas em outros centros nos demos conta da urg�ncia e das dificuldades destes nossos irm�os (e de suas fam�lias) mais pobres entre os pobres, mais marginalizados entre os marginalizados. Era tamb�m indispens�vel nos organizarmos para despertar interesse, sensibiliza��o e amor na Igreja e na Sociedade civil ainda pouco sens�veis diante destes dramas.

No final do 2003 foi fundada a Associa��o PODE (Portadores de Direitos Especiais) ONG com personalidade jur�dica pr�pria, sem fins econ�micos, com objetivos e finalidades claramente expressos no Estatuto. �A Associa��o tem por finalidade desenvolver a��es junto as pessoas (crian�as, adolescentes, jovens e adultos) com defici�ncia, prioritariamente aqueles que se encontram em vulnerabilidade social, atrav�s de atividades nas �reas de educa��o e sa�de propiciando o desenvolvimento f�sico, ps�quico, social e trabalhando a autonomia, cidadania e inclus�o�. (Estatuto art. 5)


* PODE significa Portadores de Direitos Especiais
* O p�ssaro de cor azul e de asas fechadas sentado em cima da letra P de PODE, representa a exclus�o e o isolamento das Pessoas com Defici�ncia.
* Pano de fundo de cor amarela representa o c�digo de barra e significa que a Pessoa com Defici�ncia n�o precisa de piedade mas de oportunidade. Ele tem valor.
* O p�ssaro de asas abertas e coloridas representa as Pessoas com Defici�ncia quando inclu�das no meio da sociedade como cidad�o.